6. Responsabilidade social
1.
Existe uma grande tendência, para as organizações não governamentais fazerem campanhas publicitárias para advertir os condutores que a bebida e condução não combinam:
Existe uma grande tendência, para as organizações não governamentais fazerem campanhas publicitárias para advertir os condutores que a bebida e condução não combinam:
_Saab:
“Com dois copos, a sua atenção ao dirigir reduz 76%. A Saab, incentiva a dirigir com responsabilidade.” Um anuncio bastante inteligente aplicado de maneira subtil (portfólio publicitário).
2: Existe uma grande tendência para as organizações transmitirem nas suas campanhas a preocupação com o meio ambiente:
Campanhas como as que foram apresentadas, são cada vez mais usuais na publicidade a nível nacional e internacional. As organizações institucionais ou não, tentam transmitir a sua preocupação a nível ambiental de diversas maneiras.
Em tom irónico, ou com humor, com o intuito de chocar ou alertar, o facto é que existe uma grande tendência, para o uso de temas como, reciclagem, aquecimento global, poluição, etc. na publicidade.
Campanhas como as que foram apresentadas, são cada vez mais usuais na publicidade a nível nacional e internacional. As organizações institucionais ou não, tentam transmitir a sua preocupação a nível ambiental de diversas maneiras. Em tom irónico, ou com humor, com o intuito de chocar ou alertar, o facto é que existe uma grande tendência, para o uso de temas como, reciclagem, aquecimento global, poluição, etc. na publicidade.
_ Diesel:
A diesel, lançou há pouco tempo a campanha “Diesel Global Warning Ready.”, uma organização não governamental, que faz as suas campanhas publicitárias para advertir, um dos grandes problemas e assuntos em voga: o aquecimento global.
Em magníficas mistificações, vemos Nova Iorque inundada, o oceano chegando à Torre de Londres, fauna e flora tropicais em Veneza e Paris, praias na Antárctida e junto do Monte Rushmore: eis os efeitos do aquecimento global. Os modelos das fotografias estão preparados, envergando a colecção de Verão da Diesel. Irresponsabilidade? Não. Antes se aproveita um tema da agenda mediática e política; o site da Diesel inclui um pequeno mas eficaz filme mostrando a sério os danos das políticas energéticas actuais. Os anúncios são excelentes, chamam a atenção para o tema de forma provocadora mas são completados de forma «politicamente correcta» no site.
A diesel, lançou há pouco tempo a campanha “Diesel Global Warning Ready.”, uma organização não governamental, que faz as suas campanhas publicitárias para advertir, um dos grandes problemas e assuntos em voga: o aquecimento global.
Em magníficas mistificações, vemos Nova Iorque inundada, o oceano chegando à Torre de Londres, fauna e flora tropicais em Veneza e Paris, praias na Antárctida e junto do Monte Rushmore: eis os efeitos do aquecimento global. Os modelos das fotografias estão preparados, envergando a colecção de Verão da Diesel. Irresponsabilidade? Não. Antes se aproveita um tema da agenda mediática e política; o site da Diesel inclui um pequeno mas eficaz filme mostrando a sério os danos das políticas energéticas actuais. Os anúncios são excelentes, chamam a atenção para o tema de forma provocadora mas são completados de forma «politicamente correcta» no site.
_WWK:
“Os primeiros sinais do aquecimento global são claramente visíveis. Nós precisamos urgentemente de limitar as emissões de gás. Nada nem ninguém poderá separar-se da mudança do Clima. Este aquecimento global está para todas as pessoas, para todos os países…”
O impacto ambiental é cada vez mais visível, devido às catástrofes ambientais que tem ocorrido. A WWF lançou a campanha STORMS, que foca a descontracção que as pessoas demonstram face a este problema (http://blogdepublicidade.blogspot.com).
_Eco Ponto:
“Quando eu comecei a separar era deste tamanho… pequeno.”
“Porque quando eu for grande quero viver neste planeta.”
Frases como estas, fazem parte da publicidade do eco ponto. Esta organização, que transmite a sua mensagem em ponto “pequeno”, incute valores como a responsabilidade social e a preocupação ambiental, através da educação, assumindo um compromisso de futuro e progresso.
_ Dove:
A Dove na sua publicidade optou por utilizar modelos “normais”, de modo a sensibilizar os seus consumidores, de que a beleza não é sempre tão verdadeira como se pensa.
Assim, assume-se como uma marca socialmente responsável, que optou por sair do meio convencional (de modelos magras, com pele sem mazelas do dia-a-dia, mulheres sem rugas e de corpos perfeitos), para uma campanha de auto estima.
_ONG, Ayuda em Accion:
Esta organização desenvolveu uma campanha de guerrilha com cunho social, para advertir os consumidores de que muitos sapatos que compram são feitos por crianças.
Usaram as folhas das caixas de sapatos, que são utilizadas para não amassar os sapatos, trocando-as por solhas com desenhos de crianças e uma mensagem: “ As crianças deviam fazer desenhos, não sapatos. Salvem uma criança..”
3: Existe uma grande tendência para acompanhar os momentos do dia a dia do consumidor:
_ Vodka:
A Vodka, na sua publicidade associa a garrafa, a cidades, momentos, situações de convívio, temas ilimitados.
Uma publicidade criativa e inovadora, que se mostra preocupada e próxima do seu consumidor. Em Lisboa, ou em Amesterdão, a garrafa de Vodka “transforma-se” e interioriza a cultura de um país, a cor e o cheiro das flores da primavera, etc.
A garrafa, que se transforma em “garrafas de paciência”, um dos símbolos de Portugal, dos marinheiros, das conquistas dos portugueses.
A viola, símbolo da cultura Espanhola que tem a abertura central em forma da garrafa.
A vodka assume-se assim, multicultural e destina-se a todo o tipo de pessoas.
"Absolute Temptation"
Ação de marketing de guerrilha, criada pela agência TBWA de Paris, e realizada em 2005 nos principais aeroportos da Europa para a marca Absolut Vodka. Uma caixa aberta e com uma única garrafa da famosa vodca sueca aparecia na esteira de bagagem com a frase: Absolut Temptation. Realmente uma verdadeira tentação.
(http://cerebrocriativo.blogspot.com/)
“Absolut Lisbon.”
“Absolut Spring.”
“Absolut Impotence.”
“Absolut Seoul.”
“Absolut Tchotchke.”
“Absolut Madrid.”
_ Super Bock:
A marca super bock tem tentado inspirar-se em diferentes situações do dia a dia, passando uma mensagem divertida, com humor, artística e inteligente.
A sua publicidade é também imaginativa e persistentes, onde jogam com imagens e palavras associadas à garrafa e à bebida (cerveja), jogando também com as estações do ano, eventos, ou ainda, com cidades como o Porto e Lisboa.
No verão de 2006, a Super Bock apresentou quatro outdoors de sugestão erótica: dois copos de cerveja vistos na vertical que sugeriam um soutien, onde a legenda explorava o nome da marca Wonderbeer (Wonderbra).
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