3. Tendências da publicidade (geral)
Ao longo dos tempos a publicidade deparou-se com várias evoluções e melhoramentos à medida que houve uma maior consiencialização das necessidades dos consumidores.
A publicidade vai variando de acordo com as diferentes culturas e realidades sociais, sincronizando com o tipo de produto/serviço que tem para oferecer.
É necessário um estudo aprofundado das diferentes sociedades de modo a detectar as diferenças culturais entre elas e a melhor maneira de actuar no mercado. Exemplo disso, são as diferentes apresentações dos sites consoante o país – Nestlé Índia e Japão são totalmente diferentes.
Os meios de comunicação têm vindo a crescer exponencialmente nos ultimos anos e consequentemente uma evolução nos seus meios. A televisão é uma das maiores apostas ao nível da publicidade e recentemente notou-se um aumento no campo multimédia, devendo-se ao acesso fácil, baixo custo e o facto de ser uma ferramenta indispensável.
A publicidade do século XXI tem revelado novas tendências, transitou do pormenorizado e informativo para uma mensagem mais clara, directa e sucinta. Esta cada vez mais se direcciona ao consumidor e ao seu estilo de vida, conseguindo refletir a marca e seu desempenho mas de forma discreta e com o objectivo do consumidor se identificar com o produto/serviço. Este modo de actuação, conjugado com os novos modos de execução alarga bastante o campo da criatividade.
Hoje em dia existe uma tendência por parte de certos segmentos a apostarem na representação da sua marca através de uma figura pública, embora já existisse era em segmentos muito específicos.
No que diz respeito à responsabilidade social cada vez esta se reflecte na publicidade, tanto a nível social como ético. Com esta atitude por parte das marcas, estas transmitem uma preocupação com o meio envolvente do consumidor, deixando para “segundo plano” o protagonismo da sua marca. Por vezes apresentam soluções que prejudicam o seu negócio, como é o caso da BP que promove o desenvolvimento de energias alternativas, sendo o seu negócio os combustíveis.
A publicidade cada vez mais usa acontecimentos e locais de referência como temas a usar para novas estratégias.
Para as marcas, torna-se fundamental estabelecer um compromisso social, de modo a estar em harmonia com a sociedade onde está inserida. Logo, dever-se-á preocupar primeiro com o consumidor e seu bem-estar.
Uma das perspectivas futuras da publicidade, é individualizar o target, uma vez que este possuí características distintas, e cada indivíduo deve ser tido em conta como único, por isso, a Mini utilizou um sistema inovador de publicidade em Outdoor's, tendo em conta as características dos seus clientes, activa uma mensagem personalizada sempre que este se aproxima do Outdoor.
A publicidade vai variando de acordo com as diferentes culturas e realidades sociais, sincronizando com o tipo de produto/serviço que tem para oferecer.
É necessário um estudo aprofundado das diferentes sociedades de modo a detectar as diferenças culturais entre elas e a melhor maneira de actuar no mercado. Exemplo disso, são as diferentes apresentações dos sites consoante o país – Nestlé Índia e Japão são totalmente diferentes.
Os meios de comunicação têm vindo a crescer exponencialmente nos ultimos anos e consequentemente uma evolução nos seus meios. A televisão é uma das maiores apostas ao nível da publicidade e recentemente notou-se um aumento no campo multimédia, devendo-se ao acesso fácil, baixo custo e o facto de ser uma ferramenta indispensável.
A publicidade do século XXI tem revelado novas tendências, transitou do pormenorizado e informativo para uma mensagem mais clara, directa e sucinta. Esta cada vez mais se direcciona ao consumidor e ao seu estilo de vida, conseguindo refletir a marca e seu desempenho mas de forma discreta e com o objectivo do consumidor se identificar com o produto/serviço. Este modo de actuação, conjugado com os novos modos de execução alarga bastante o campo da criatividade.
Hoje em dia existe uma tendência por parte de certos segmentos a apostarem na representação da sua marca através de uma figura pública, embora já existisse era em segmentos muito específicos.
No que diz respeito à responsabilidade social cada vez esta se reflecte na publicidade, tanto a nível social como ético. Com esta atitude por parte das marcas, estas transmitem uma preocupação com o meio envolvente do consumidor, deixando para “segundo plano” o protagonismo da sua marca. Por vezes apresentam soluções que prejudicam o seu negócio, como é o caso da BP que promove o desenvolvimento de energias alternativas, sendo o seu negócio os combustíveis.
A publicidade cada vez mais usa acontecimentos e locais de referência como temas a usar para novas estratégias.
Para as marcas, torna-se fundamental estabelecer um compromisso social, de modo a estar em harmonia com a sociedade onde está inserida. Logo, dever-se-á preocupar primeiro com o consumidor e seu bem-estar.
Uma das perspectivas futuras da publicidade, é individualizar o target, uma vez que este possuí características distintas, e cada indivíduo deve ser tido em conta como único, por isso, a Mini utilizou um sistema inovador de publicidade em Outdoor's, tendo em conta as características dos seus clientes, activa uma mensagem personalizada sempre que este se aproxima do Outdoor.
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