quinta-feira, 5 de abril de 2007

4. É cada vez maior a tendência para o marketing comparativo

_BMW vs Audi vs Subaru:

“ Parabéns à Audi por ter vencido como melhor carro Sul Africano no ano de 2006.”. Dá-se no fundo através da publicidade os cumprimentos ao “rival” por ter ganho um prémio importante.































O “problema”, dá-se na assinatura da mensagem, “ Do vencedor do melhor carro do Mundo
do ano de 2006.”























Após, uma luta entre a Audi e a BMW, a Subaru decide também agitar o mercado e lança a seguinte campanha: “Parabéns à Audi e à BMW por terem ganho o concurso de beleza. Do vencedor do concurso Internacional de Motores 2006.”




















Por fim e respondendo de uma forma misturada com subtileza, hironismo, humor e requinte, a Bentley apresenta o seguinte anúncio, "calando" toda esta guerra entre as marcas:






























_ Coca – Cola vs Pepsi:

A coca –cola e a Pepsi, vêm ao longo dos anos a “provocarem-se” em diversos anúncios. Tudo começou quando a Pepsi tentou provar, que a sua bebida era melhor que a da Coca – Cola. A Coca – Cola, deu resposta e ao longo dos tempos os anúncios comparativos, estão cada vez mais presentes.
































_ Mini vs Smart:

A smart apresenta neste anúncio uma comparação com o clássico Mini, apresentando a sua evolução, enquanto carro pequeno, tentando de certa forma, mistificar o conceito do SMART:























_ Adidas vs concorrentes:


“Nike tem grandes publicidades.”




























“A Puma não é demais?”





























“Teste as novas Reeboks.”


























A Adidas lançou recentemente a campanha com a assinatura “Love Competition” (Adoramos competir).

Esta aparece a desafiar os seus concorrentes (Puma, Reebok e Nike) de uma maneira muito interessante, chamando a atenção para o que elas tem de melhor e, consequentemente mostrando auto confiança. (ruanoblog.blospot).




Existe uma tendência para o uso de figuras públicas na publicidade:

É a forma de garantir reconhecimento e transmissão das ideias das marcas e levar o público-alvo a se identificar com o produto/serviço que está a ser divulgado. Desse modo, é fundamental seleccionar a figura pública ideal para o produto em questão.

O público-alvo identifica-se com a figura pública presente na publicidade ou marca e tenta que o receptor adquira o produto porque essa personalidade também o adquiriu.

O facto de se usar uma figura pública num anúncio, nem sempre traz resultados positivos. No anúncio do Millenium BCP que utiliza o Bruno Nogueira numa situação cómica, destinada essencialmente a jovens (com asas), teve resultados bastante positivos, tanto para o Millenium como para o próprio Bruno. No entanto, a Super Bock tentou “pegar” no mesmo Bruno Nogueira e criar um anúncio, que tivesse resultados idênticos, no entanto, o resultado não foi o esperado, nem para a imagem do Bruno nem para a Super Bock, que segundo dados de mercado, foi ultrapassada finalmente pela Sagres. Ao contrário da cerveja, podemos dizer que o anúncio não é perfeito.

Outro caso é a utilização dos Gato Fedorento pela PT. Inicialmente foi um anúncio que despertou interesse, demonstrou criatividade e cativou o target pretendido. Porém, como tudo que é em exagero cansa, a PT e os Gato Fedorento entraram em exagero, e neste momento, a sua publicidade já está saturada. Com isto, a imagem dos Gato Fedorento parece também estar em decadência.



_ Super Bock, Bruno Nogueira:


_ Portugal Telecom, Gatos:


_ Chupa Chups, Diana Chaves:





























_ Luís Figo, Nike:

























_ Joana Solnado, Organics:


_ Cristiano Ronaldo, Anuncio BES:



_ Sara Tavares, Millenium BCP:


_ Jogadores de Futebol (Portugal e Brasil), Nike:


_ Rodrigo Santoro e Nicole Kidman, Channel nº5:

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